segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Procuradoria pede retirada do termo ‘Deus seja louvado’ das cédulas de Real


Leia ao término da matéria, várias opiniões sobre a possibilidade dessa mudança



O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública nesta segunda-feira (12) em que pede que as novas cédulas de real passem a ser impressas sem a expressão “Deus seja louvado”.

O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, diz que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.
“A manutenção da expressão ‘Deus seja louvado’ [...] configura uma predileção pelas religiões adoradoras de Deus como divindade suprema, fato que, sem dúvida, impede a coexistência em condições igualitárias de todas as religiões cultuadas em solo brasileiro”, afirma trecho da ação, assinada pelo procurador Jefferson Aparecido Dias.

“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, segue o texto.

O Banco Central, consultado pela Procuradoria, emitiu um parecer jurídico em que diz que, como na cédula não há referência a uma “religião específica”, é “perfeitamente lícito” que a nota mantenha a expressão.

“O Estado, por não ser ateu, anticlerical ou antirreligioso, pode legitimamente fazer referência à existência de uma entidade superior, de uma divindade, desde que, assim agindo, não faça alusão a uma específica doutrina religiosa”, diz o parecer do BC.

O texto do BC cita ainda posicionamento do especialista Ives Gandra Martins, em que afirma que a ” Constituição foi promulgada, como consta do seu preâmbulo, ‘sob a proteção de Deus’, o que significa que o Estado que se organiza e estrutura mediante sua lei maior reconhece um fundamento metafísico anterior e superior ao direito positivo”.

Segundo o texto do BC, a expressão apareceu pela primeira vez na moeda nacional em 1986, nas cédulas de cruzados, por orientação do então presidente, José Sarney, e foi mantida nas notas de real por determinação de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda.

O responsável pelas características das cédulas é o Conselho Monetário Nacional, que tem entre seus membros o presidente do BC.

A Procuradoria pede que a União comece a imprimir as cédulas sem a frase em até 120 dias. Pede ainda que haja uma multa simbólica de R$ 1 por dia de descumprimento.

Partilhar isto:

OPINIÃO PÚBLICA:

18 pensamentos em “Procuradoria pede retirada do termo ‘Deus seja louvado’ das cédulas de real


  1. Eu 12 de Novembro de 2012 ás 19:42 Reply
    Que idiotice, tanta coisa para esses fdp se preocupar, e eles vão se preocupar logo com isso..
    Brasil = Muitos Retardados.
    “Não todos é claro”

  2. chuck 12 de Novembro de 2012 ás 19:53 Reply
    Vai prender bandido tranqueraiada…

  3. Anonimo 12 de Novembro de 2012 ás 19:58 Reply
    “O Estado, por não ser ateu, anticlerical ou antirreligioso, pode legitimamente fazer referência à existência de uma entidade superior, de uma divindade, desde que, assim agindo, não faça alusão a uma específica doutrina religiosa”
    Não tem nada a ver com ser ateu, anti religioso, anti clerical… tem a ver com ser LAICO. Se bem que retirar uma frase das notas de real não mudará absolutamente nada, é só um primeiro passo.

  4. Joao Lima Ribeiro 12 de Novembro de 2012 ás 20:04 Reply
    Esse orgão MPFnao têm assuntos mais relevantes a serem discutidos,por que nao lutam por um Braziu melhor? onde nao haja pobres nem bandidos soltos,nem corrupção e outros que nao vou citar,pois tomaria muito tempo,então…prenda todos os bandidos do mensalão e estamos no caminho !!!

  5. zilmar aleves 12 de Novembro de 2012 ás 20:06 Reply
    ta faltando ocupação

    • kaka 12 de Novembro de 2012 ás 20:11 Reply
      verdade…

  6. jkjbjhfgghjfhjk 12 de Novembro de 2012 ás 20:06 Reply
    é muita falta de nao ter o que fazer…

  7. Winckler 12 de Novembro de 2012 ás 20:07 Reply
    Querem é lavar dinheiro, esses porcos imundos.

  8. Adriana Britto 12 de Novembro de 2012 ás 20:08 Reply
    Não acho q deveria retirar essa frase DEUS SEJA LOUVADO das notas não,
    pois não está desrespeitando a DEUS e muito menos aos homens.
    o nosso DEUS é o mesmo de Ontem, hoje e Seeempe!
    e nesse nome á PODER!
    DEUS SEJA LOUVADO !

  9. Gilmar Torres Rodrigues 12 de Novembro de 2012 ás 20:10 Reply
    muita falta de nao ter o que fazer ²

  10. Daniel Rocha 12 de Novembro de 2012 ás 20:12 Reply
    Então abre logo junto o pedido pra acabar com os feriados ligados a alguma religião …!!! Finados, sexta feira santa, páscoa, Natal, São joão, 12 de outubro, Quarta de cinzas, e todos os outros….
    Se é pra esculhambar esculhamba direito logooo….

  11. FAbricio 12 de Novembro de 2012 ás 20:17 Reply
    Isso ai é só pra fazer os incredutos “ATEUS” se sentirem menos angustiados por nao conseguirem crer na existencia de DEUS. Não adiantará de nada, pois DEUS sempre foi e sempre sera louvado, mesmo porque essa inscrição não é percebida no dia a dia por quase ninguem mesmo.

  12. pensador 12 de Novembro de 2012 ás 20:17 Reply
    isso é muita falta do que fazer…tanta gente morrendo.tanta coisa pra fazer, e a pessoa se preocupando com esse tipo de assusto…ele deve ta querendo colocar o nome “dele” no lugar de Deus seja louvado…pelo amor de ….. vai arumá o que fazer…

  13. Vilma 12 de Novembro de 2012 ás 20:23 Reply
    É um absurdo uma coisa dessa!
    Tanta coisa pra mudar…no Brasil
    Só deus mesmo pra ter misericórdia de nos

  14. Raimundo Freitas 12 de Novembro de 2012 ás 20:27 Reply
    CLARO QUE EM TESE, TAL POSTULAÇÃO DO ” ILUSTRADO” REPRESENTANTE DO MPF, MOSTRA QUE ELE “SUBIU” NA VIDA ” DEUS SABE COMO”, MAS, SEM NENHUMA ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL DO PAI ( SE É QUE ELE O CONHECE ). É IMPRESSIONANTE VER COMO “CERTAS COISAS”, CONSEGUEM PASSAR EM UM CONCURSO!qUANTO AO PAI MAIOR, ELE UM DIA VAI CONHECER. NÃO PERDE POR ESPERAR !

  15. jhonnatas beckman 12 de Novembro de 2012 ás 20:28 Reply
    Isso nao tem nada a ver,,, esses bando de desoculpado, Querem mexer logo com Deus.

  16. Nathalia Gomes 12 de Novembro de 2012 ás 20:30 Reply
    Só o que faltava agora né. Independente de religião, eles tem que procurar outras coisas mais importantes pra fazer, como melhorar a saúde e educação do Brasil.

  17. Iza Armelline 12 de Novembro de 2012 ás 20:31 Reply
    O pais precisa de gente se preoculpando com a saúde, educação, fome e aa miseria…… Não com frases em cedula de reais…… Pq de real a vida tá uma vergonha e os bandidos tão ai a solta e os criminosos estão ai pagando fianças….. Deixem de ser um bando de fdp e passem a se preoculpar com o que realmente faz a diferença neste páis de merdaaaa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário