quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deus tem na Bíblia 7 nomes específicos relacionados às obras de Jesus entre nós: El Ele cumpriu todos eles


Ilustração escolhida para se ter uma idéia de como seria, se pudéssemos ver com os olhos, a grandeza do Senhor


(Pesquisa de Apolo Sérgio): OS 7 NOMES SAGRADOS DE DEUS JEOVÁ NA BÍBLIA, QUE CORRESPONDEM À OBRA DE JESUS NA TERRA

1-JEOVÁ-SHAMÁ- O SENHOR ESTÁ LÁ.
Isto significa que Deus está sempre presente, como diz Ezequiel 48:35, ao chamar o Eterno por este nome. Ao dizer O SENHOR ESÁ LÁ, o profeta Ezequiel revelou-nos o privilégio redentor de gozar a presença dAquele que diz: “Eis que estou convosco todos os dias”(Mateus 28:20b.).
É maravilhoso estar longe da família e orar com a certeza de invocar o Deus Jeová-Shama, Aquele que está lá, guardando nossos entes queridos, ao mesmo tempo que está presente conosco.Esta bênção é suprida pela Expiação, pelo fato de que “pelo sangue de Cristo chegastes perto”(Efésios 2:13b).

2- JEOVÁ-SHALON- O SENHOR, NOSSA PAZ
Foi em Juízes 6:23 e 24, que o Senhor se revelou a Gideão na hora de tormento e afliação, dizendo: “Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás (verso 23). “Então Gideão edificou um altar ao Senhor, e lhe chamou Jeová-Shalon (O Senhor é a nossa paz), verso 24.
Revela-nos, o Senhor Deus, o privilégio redentor de termos a sua paz. Assim Jesus diz: “A minha paz vos dou”(João 14:27.a), cumprindo a profecia de Isaías, no capítulo 9 e verso 6, dizendo que o Messias que haveria de nascer de uma virgem, para salvar o seu povo, teria, entre outros nomes, o de PRINCIPE DA PAZ. Por isso os crentes se cumprimentam dando aos outros a “Paz do Senhor”.
Esta bênção está na Expiação, porque “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele (Jesus), conforme Isaías 53.5b, quando Ele fez “A paz pelo sangue de sua cruz”(Colossenses 1.20.º)

 

3-JEOVÁ- RA-AH: O SENHOR É O MEU PASTOR

 (PRONUNCIA-SE JEOVÁ- RORRÍ)

            Foi Davi, grande homem de Deus, escolhido pelo próprio Criador, quem cunhou tal nome para Jeová. No versículo primeiro de Salmo 23 ele disse: “Jeová- Ra-ah (O Senhor é o meu pastor). O resto já conhecemos: “E nada me faltará”.
         Jesus tornou-se o nosso pastor, nosso Ra-Ah, “dando sua vida pela ovelhas”(João 10: 11 ao 15). Portanto, este privilégio é um privilégio redentor, suprido pela Expiação.

4-JEOVÁ- JIREH: O SENHOR PROVERÁ AS NECESSIDADES
(PRONUNCIA-SE JEOVÁ- JIRÊ)
         Quando Abraão estava sendo testado por Deus, ofertando ao Criador o seu filho Isaque (único filho dele aos 100 anos de idade), o próprio menino, que tinha 12 anos de vida comentou com o pai que para se fazer o holocausto pedido por Jeová havia todos os instrumentos necessários, mas faltava um cordeiro, segundo a Lei de Moisés. Isaque não sabia que Deus havia pedido ele como sacrifício. Em sua fé inabalável , Abraão respondeu a Isaque: Jeová-Jirê, ou seja, Deus proverá uma oferta (Gênesis 22:14).
         Deus agradou-se de Abraão, e na hora do sacrifício de Isaque, um anjo providenciou um cordeiro para morrer em lugar dele. Assim fez Deus em relação ao homem pecador. Quando eu e você, pelos nossos pecados e impurezas, deveríamos morrer sem perdão, Jeová-Jirê mandou Jesus Cristo, que morreu e foi sacrificado por toda a humanidade, cumprindo a obra Expiatória na cruz,  vencendo a Satanás.
         Cristo foi a oferta provida para a nossa redenção completa.

5-JEOVÁ-NISSI: O SENHOR VENCEDOR É A NOSSA BANDEIRA
( Êxodo 17:15)
         Jesus se mostrou nosso capitão de guerra vencedor, quando na cruz, triunfou sobre os principados e poderes malignos de Satanás (Colossenses 2:15), que nos proveu, pela Expiação, o privilégio redentor de dizermos: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo”(1 Corintios 15:57).
         No Antigo Testamento, o autor da profecia vitoriosa de Jesus foi Moisés, que depois de vencer constantes batalhas, edificou um altar ao Senhor e disse: “Jeová- Nissi”, ou seja, O Senhor é a nossa bandeira, o nosso vencedor (Gênesis 17:15).
         Outro grande profeta declarou: “Então, temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol (Japão, no oriente, que ainda não aceitou a Jesus como Deus Verdadeiro). Pois vindo o inimigo como uma corrente impetuosa de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira”(Isaías 59:19). Ou seja: Iria levantar Jesus como “Capitão de Guerra” espiritual.

6-JEOVÁ- TSIDKENU: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA
 (PRONUNCIA-SE SIDIKENÚ)
            No capítulo 23 de Jeremias, intitulado “O renovo justo”, diz-se no verso 6: “Nos seus dias ( dias de Jesus aqui na terra) Judá será salvo, e Israel habitará seguro. Este será o seu nome, com o que nomearão: Jeová-Tsikenu (O Senhor (Jesus) Justiça Nossa).
         Jesus tornou-se nossa justiça, levando nossos pecados na cruz, portanto nosso privilégio redentor de receber o dom da justiça (Romanos 5:17). É mais uma bênção da Expiação. “Mas agora, libertados do pecado, feitos servos de Deus (por Jesus), tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna”(Romanos 6:22).

7-JEOVÁ- RAFAH: EU SOU O SENHOR, SEU MÉDICO, O DEUS QUE CURA (PRONUNCIA-SE JAEOVÁ- RAFÁ)

         Deus se expressou assim em Êxodo 15:26c: “Eu sou o Senhor, que te sara”. Esse nome é dado para revelar nosso privilégio redentor de ser curado. Esse privilégio é suprido pela Expiação de Jesus no Calvário, cumprindo a profecia de Isaías, que no capítulo da redenção, o 53 de seu livro, declara: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”. Promessa cumprida em Mateus 8:17 e 1.ª Pedro 2:24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário